UM POUCO SOBRE O DIA DA LGBTQFOBIA
O Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia recebeu reconhecimento oficial de vários Estados, instituições internacionais como o Parlamento Europeu e inúmeras autoridades locais. A maioria das agências das Nações Unidas também marcam o dia com eventos específicos.
Todos os anos é promovida uma “questão de foco global”, o Dia Internacional Contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia não é uma campanha centralizada; sendo assim é um momento em que todas as pessoas podem tirar proveito para agir, em qualquer questão e em qualquer formato que desejem.
Muitas entidades diferentes participam da mobilização global por volta de 17 de maio e, como consequência, recebem muitas denominações diferentes. Algumas organizações adicionam a lesbofobia e o intersexismo como focos distintos.[1] Os acrónimos usados para a data também variam, do IDAHO inicial ao IDAHOTB ou IDAHOBIT. O dia não é uma marca registrada central e todos são livres para se comunicar como quiserem.
Inicialmente gerenciada pelo Comitê da IDAHO, a iniciativa agora é gerenciada coletivamente em colaboração entre redes regionais e temáticas, trabalhando para promover os direitos das pessoas LGBTI e pessoas com expressões de género variantes.
Nenhum comentário: